A tradicional Festa da Uva em Caldas-MG está de volta, durante muitos anos o evento não foi realizado, devido ao descrédito da política local, porém uma comissão organizadora se encarregou de trazer de volta a tradicional festividade. A festa da uva 2013 acontece de 19 a 27 de janeiro.
Caldas-Mg completa 200 anos em 27 de março de 2013, sua fundação foi em 1813, a cidade sul mineira é considerada a matriarca da região, cidades como: Poços de Caldas, Andradas, Santa Rita de Caldas, Ibititiúra e Ipuiúna pertenceram ao município centenário. Com o passar dos anos foi ultrapassada pelo desenvolvimento regional e Caldas ficou esquecida. Hoje o município conta com aproximadamente 14 mil habitantes, o turismo é uma grande fonte de renda devido a suas águas termais, porém pouco exploradas.
A festa da uva volta em 2013, porém tem um grande desafio pela frente que é apoiar os pequenos produtores de videiras, falta para o município uma cooperativa que atue junto aos produtores para facilitar o escoamento da produção. A Epamig (Empresa de pesquisa agropecuário de Minas Gerais) que seria uma facilitadora para a produção de uvas de Caldas, hoje serve somente para produtores de outras cidades. Os caldenses tem como opção apenas cortar os seus parreirais pela falta de preço do produto. Para que a festa da uva tenha continuidade, os pequenos produtores precisam sobreviver da produção de uvas.
Baile em homenagem as 34 rainhas das uvas,
no Palácio das Uvas com Arley e sua Orquestra.
no Palácio das Uvas com Arley e sua Orquestra.





LINK
Nenhum comentário:
Postar um comentário